Cours Saleya – Nice © Issock / OTCN

NICE

GASTRONOMIA

A cozinha de Nice é um reflexo da arte de viver e do respeito pelos produtos regionais, sempre acompanhada do famoso azeite e de numerosas plantas aromáticas. A boa cozinha tem o seu próprio rótulo de qualidade: “Cuisine Nissarde, le respect de la tradition”.

Salade Nicoise


A região de Nice é uma região com uma cultura e uma história que se estende desde há milhares de anos, que ao longo dos séculos aprendeu a beneficiar de influências externas ao mesmo tempo que desenvolvia as suas próprias tradições.
As formas mais antigas de cultivo de cevada apareceram na região há 3000 anos atrás. Embora os gregos tenham desenvolvido o cultivo da uva no século VI a.C., os romanos foram os primeiros a criar verdadeiras terras agrícolas onde plantar oliveiras, vinhas e trigo. Durante muito tempo, o azeite foi a única gordura utilizada para cozinhar, temperar e conservar os alimentos.
As azeitonas são também servidas à mesa ou transformadas em tapenade, um condimento que já era conhecido e apreciado pelos romanos. A boa cozinha segue o ciclo natural das estações e festivais: no Verão, os pratos principais incluem uma salada de tomate com molho e pão, vegetais recheados, ratatouille e omeletes, a famosa salada de feiticeiro, salada de mesclas e flores de aboborinha, enquanto que durante o Inverno as couves, o alho francês, as leguminosas, as sopas, a abóbora fatiada assada e os guisados de carne ou peixe ocupam o centro do palco.
Conhecida como merenda, um prato típico de merenda em Nice consiste em mergulhar pão redondo e estaladiço em azeite de oliva, vestido com os ingredientes de uma salada de Nice, o delicioso pão bagnat ou socca, uma fina panqueca de farinha de grão de bico preparada numa travessa grande e cortada em pequenas porções. “Merenda e Goustaroun” O rótulo de alimentos de rua licenciado, criado em 2017, reflecte o costume local de comer ao ar livre. O piquenique é praticamente uma arte aqui, e muitas receitas da cozinha de Nice estão totalmente adaptadas a esta tradição.
https://www.nicetourisme.com/cuisine-nicoise

Socca

Cozinha Nicoise e vinhos Bellet

A cozinha de Nice tem, unicamente com Lyon, o nome da sua cidade na sua denominação: “Cuisine Nissarde, le respect de la tradition”. Esta denominação, lançada em 1998, destinava-se a valorizar a autêntica cozinha de Nice, fazendo um acto de memória.
Como cozinha de transição entre a Provença e a Itália, entre o Mediterrâneo e os Alpes, foi adaptada às condições climáticas, às estações do ano e aos festivais. As refeições foram determinadas de acordo com a agricultura local e familiar: no Verão, o prato principal é salada de tomate com pão, ou recheio de vegetais, ratatouille, omeletes…; no Inverno, couve, alho-porro, leguminosas secas, sopas, caldos de abóbora, guisados de carne ou peixe são a ordem do dia.
Na costa, os habitantes de Nice comeram principalmente sardinhas, anchovas, alguns peixes de rocha capturados localmente e peixe salgado, bacalhau, ou peixe seco, stockfish, trazido do oceano como parte do comércio marítimo.

O rótulo “Cozinha Nissette”

Em Nice, a gastronomia é tão importante que a cozinha de Nice tem o seu próprio rótulo de qualidade. “Cuisine Nissarde, le respect de la tradition” recompensa todos os anos os endereços gourmet em Nice, Villefranche-sur-Mer, Gilette e muitas outras cidades. Existem estabelecimentos históricos, terraços ensolarados e também pontos de venda para levar. Cada estabelecimento rotulado garante excelência e receitas ancestrais.

DENOMINAÇÕES DE ORIGEM PROTEGIDAS

A azeitona e o azeite de Nice
O azeite de Nice ” Denominação de Origem Protegida ” é feito a partir de azeitonas colhidas de Novembro a Abril. Este A.O.P. diz respeito a três produtos distintos: azeitona de Nice, “A.O.P.” chamada “caillette”, azeite e pasta de azeitona (não confundir com tapenade).  O “azeite de Nice” é um produto natural que pode ser utilizado tanto a quente como a frio. É utilizado na composição de muitos pratos locais: “pan bagnat”, socca, pissaladière, ratatouille, bagna cauda…

O vinho de Bellet
A vinha de Bellet é uma das mais antigas de França e a sua plantação remonta provavelmente à época da fundação Phocaean de Marselha. A denominação abrange cerca de 650 ha, dos quais 67 ha estão em funcionamento. As encostas situam-se no último sopé dos Alpes, a uma altitude entre 200 e 300 metros, inteiramente na comuna de Nice.

No coração da região mediterrânica, esta vinha goza de muito sol, chuvas benéficas e um microclima especial devido à sua localização em altitude e aos ventos (Mistral e Tramontane).

Hoje em dia, o vinho de Bellet é conhecido em todo o mundo e encontra-se actualmente nas mesas mais prestigiadas. Foi um dos primeiros vinhos DOC em 1941.

Uma herança culinária a ser desenvolvida

A fim de preservar as tradições da cozinha Niçoise e de as incluir num património comum, a Associação “Cuisine Niçoise, Patrimoine de l’humanité” decidiu apresentar um pedido à UNESCO para inclusão na Lista do Património Mundial. Em Outubro de 2019, o Comité do Património Etnológico e Imaterial do Ministério da Cultura emitiu um parecer favorável à inclusão das práticas culinárias da região de Niçoise no seu inventário.

NICE
Início > Turismo sustentável > Arte de viver > Gastronomia > Eventos desportivos e agenda