AIR FRANCE

TURISMO SUSTENTÁVEL

“Air France ACT”, o programa que apresenta a nova trajetória da Air France para reduzir as emissões de CO2

Para ajudar a atingir as metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global abaixo dos +2°C, o transporte aéreo deve acelerar a sua transição ambiental. Por isso, a Air France lançou o “Air France ACT”, um programa que apresenta a nova trajetória de redução de emissões de CO2 da companhia.

Esta trajetória baseia-se em três pilares:

  • reduzir prioritariamente as emissões diretas geradas pelas atividades da companhia,
  • reduzir as emissões indiretas, antes e depois das suas atividades,
  • contribuir ainda com projetos que eliminem o CO2 da atmosfera.

Descarbonizar a aviação será difícil e vai levar tempo. Requer uma estreita coordenação entre todos os setores: fabricantes de aviões, fabricantes de motores, fornecedores de combustível, aeroportos, controladores de tráfego aéreo, autoridades públicas, institutos de investigação e mundo académico.

A nova trajetória de descarbonização visa reduzir as emissões de CO2 por passageiro-quilómetro em 30% até 2030 face a 2019. Este objetivo exclui as chamadas ações de “compensação”, sendo tidas apenas em conta as medidas rigorosas de redução de emissões diretas e indiretas. Corresponde a uma redução de 12% nas emissões totais da companhia entre 2019 e 2030, em função da evolução prevista da atividade, após uma redução de 6% conseguida entre 2005 e 2019.

Esta trajetória foi validada pelo organismo independente Science-Based Target (SBTi), fundado pelos Carbon Disclosure Project (CDP), Pacto Global das Nações Unidas e World Wide Fund for Nature (WWF).

Até 2050, a Air France quer alcançar um nível zero de emissões líquidas

Cinco medidas para reduzir e evitar as emissões de CO2

Para atingir os seus objetivos, a Air France utiliza todas as ferramentas de descarbonização à sua disposição:

  • Renovar a frota com aviões de nova geração – Airbus A220, Airbus A350 – que consomem menos combustível, emitem até 25% menos CO2 e cuja pegada de ruído é em média 33% menor. Até 2030, esses aviões representarão 70% da frota da Air France, contra os atuais 7%, graças a um investimento de mil milhões de euros por ano até 2025.
  • Maior uso de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), que em média reduzem até 80% as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida do combustível e não competem com a cadeia alimentar. Desde 2022 e de acordo com o mandato de incorporação francês, a Air France incorpora o equivalente a 1% de SAF nos seus voos com partida de França. Até 2030, a companhia pretende incorporar pelo menos 10% em todos os seus voos, e uns 63% em 2050.
  • A prática da eco-pilotagem: rodagem em terra apenas com um motor quando possível, trajetórias de voo otimizadas graças à inteligência artificial, descida contínua em colaboração com os controladores aéreos, etc. Estas iniciativas, possíveis graças à ação das tripulações da Air France formadas nestas práticas, permitem uma redução média de 2 a 3% nas emissões de CO2.
  • A introdução de um catering mais responsável, para reduzir a pegada de carbono. A bordo e nos seus salões VIP, a Air France privilegia sempre que possível os produtos locais e sazonais. Nos voos de longo curso, a companhia oferece gradualmente uma pré-seleção de pratos antes do voo na cabine Business, combatendo ativamente o desperdício de alimentos. Além disso, a Air France comprometeu-se a reciclar e eliminar 90% do plástico descartável a bordo dos seus aviões até ao final de março de 2023, substituindo copos, talheres e outros artigos em plástico por alternativas sustentáveis.
  • O desenvolvimento da intermodalidade, a fim de oferecer alternativas de transporte com baixas emissões de carbono para trajetos de curta distância, especialmente no âmbito do reforço da parceria entre a Air France e os caminhos-de-ferro franceses (SNCF).

Para apresentar em mais detalhe a estratégia ambiental da Air France e todos os seus compromissos, a companhia está a lançar uma campanha de vídeo e uma página web dedicada ao público em geral, “Air France ACT”, disponível em francês e inglês em :

airfranceact.airfrance.com

AIR FRANCE
Início > Turismo sustentável > Art de vivre > Gastronomia > Novidades